Casa Projeto

Construção de um espaço para desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo um futuro promissor às crianças envolvidas.

Auxilio em casas terapêuticas

Promover reintegração social por meio de estudos bíblicos em comunidades terapêuticas.

Evangelismo com moradores de rua

Assistência a vulneráveis, distribuindo alimentos e serviços para restauração e reintegração social, resgatando dignidade com acolhimento compassivo.

Tribos Urbanas

Evangelismo mensal no centro histórico, visando oferecer esperança e transformação a pessoas em vulnerabilidade, compartilhando a mensagem libertadora de Jesus Cristo.

Justiça e Transformação

Aquele que declara sua fé deve traduzi-la em ações concretas. O Ministério de Justiça e Transformação, também conhecido como Ministérios de Misericórdia, desempenha um papel vital entre as três áreas que conectam todas as atividades da JOCUM (Jovens com Uma Missão).

O princípio orientador é que todos os nossos programas e ministérios devem refletir o modelo de compaixão de Jesus Cristo pelos perdidos, pobres e indefesos. Dessa forma, atuamos em todo o Maranhão em projetos de desenvolvimento, incluindo moradores de rua, tribos urbanas, reforço escolar, comunidades terapêuticas e escola de música. É importante destacar que todos os nossos esforços são conduzidos de maneira voluntária, demonstrando nosso compromisso genuíno com a missão de servir.

O que você vai aprender

O Ministério de Justiça e Transformação busca transmitir lições valiosas aos participantes, destacando princípios fundamentais do Evangelho e práticas cristãs. Aqui estão algumas aprendizagens comuns associadas a esse ministério:

  1. Compaixão e Solidariedade: Os participantes aprendem a importância de expressar compaixão e solidariedade, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Isso envolve atender às necessidades práticas dos menos favorecidos, como moradores de rua, tribos urbanas e comunidades terapêuticas.

  2. Serviço Voluntário: A ênfase no trabalho voluntário destaca a importância de doar tempo e recursos em prol dos outros, sem esperar recompensas materiais. Isso reflete o chamado cristão para servir desinteressadamente.

  3. Transformação Pessoal: O ministério busca promover a transformação pessoal, incentivando os participantes a examinar e melhorar suas próprias vidas à luz dos ensinamentos bíblicos. Esse processo inclui a renúncia de práticas prejudiciais e o abraço de um estilo de vida centrado em Cristo.

  4. Inclusão e Diversidade: Ao trabalhar com tribos urbanas e diversas comunidades, as pessoas aprendem sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade. Isso reflete os valores do Evangelho, que reconhece a igualdade de todos perante Deus.

  5. Missão Integral: Os participantes compreendem a abordagem de missão integral, integrando a proclamação do Evangelho com ações práticas que abordam as necessidades físicas, emocionais e espirituais das pessoas. Isso reflete o ensinamento de que a fé cristã deve ser vivida de maneira holística.

  6. Responsabilidade Social: O ministério destaca a responsabilidade social dos cristãos em se envolverem ativamente na resolução de problemas sociais e na promoção do bem-estar comunitário.

Estratégias:

Em São Luís, o Ministério de Justiça e Transformação desempenha um papel ativo no Centro Histórico da cidade, marcando presença na primeira sexta-feira de cada mês. Durante essas intervenções, o foco está em interagir e oferecer apoio tanto aos moradores de rua quanto às tribos urbanas, compartilhando não apenas recursos materiais, mas também mensagens de esperança e fé.

O ministério dedica-se a promover estudos bíblicos de maneira regular. Essas sessões ocorrem uma vez por semana, especificamente nas quartas-feiras, das 14h às 15:30h e nas quintas-feiras das 18:30h às 19:00h. A intenção é proporcionar um ambiente propício para reflexão espiritual e crescimento para aqueles que buscam recuperação.

Além disso, o ministério realiza atividades de reforço escolar duas vezes por semana na base, focando nas crianças da comunidade J Câmara. Essa iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento educacional dessas crianças, oferecendo suporte e recursos adicionais.

Quando ocorrem festas culturais no Maranhão, o ministério se engaja em impactos culturais, reconhecendo a importância de celebrar e participar ativamente desses eventos. Essas ações práticas refletem a compreensão do ministério de que a missão de Jesus vai além das palavras, incorporando ações concretas para atender às diversas necessidades das pessoas, em conformidade com a mensagem de que “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.”