Para quem?

Para jovens cristões que quer descobrir seu potencial de liderança.

Você tem, abra teu coração para conhecer o seu potencial.

Por que?

Seja em grande escala ou pequena, em algum momentos iremos liderar pessoas ou nossa propria vida

O NIKO irá te fornecer um ambiente propício para ouvir a Deus durante todo o acampamento, o resto é com você.

O que eu aprendo?

No NIKO você aprenderá mais sobre, Renúncia, Trabalho em Equipe e Servir, potencializando assim, a sua capacidade de liderar segundo o coração de Deus.

Obtendo a vitória - NIKO

A expressão “Niko” vem do grego e significa “obtendo/conquistar a vitória”. Este programa representa um acampamento único, muito diferente de qualquer outro acampamento convencional. Durante todo o evento, são enfatizados quatro valores fundamentais: “liderança”, “trabalho em equipe”, “renúncia de direitos” e “serviço”. Estes princípios orientam as atividades e interações no acampamento, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento pessoal, onde os participantes são incentivados a buscar a vitória não apenas em competições, mas também em suas vidas diárias, aplicando esses valores em suas experiências cotidianas.

O que você vai aprender

O programa Niko enfoca o desenvolvimento da liderança por meio de três princípios fundamentais:

  1. Trabalho em Equipe: O princípio do trabalho em equipe enfatiza a importância de colaborar e cooperar com os outros. No contexto do Niko, os participantes aprendem a trabalhar eficazmente em grupos, valorizando as habilidades e contribuições individuais. Eles desenvolvem habilidades de comunicação, aprendem a ouvir ativamente, a resolver conflitos e a apoiar uns aos outros. O trabalho em equipe promove um ambiente onde as ideias são compartilhadas, as responsabilidades são divididas e todos trabalham juntos para alcançar metas comuns.

  2. Renúncia de Direitos: O princípio da renúncia de direitos envolve abrir mão de privilégios e preferências pessoais em benefício dos outros. Durante o programa Niko, os participantes são desafiados a deixar de lado suas necessidades e desejos individuais, priorizando as necessidades do grupo. Isso promove uma mentalidade de serviço e humildade, onde os participantes aprendem a colocar os outros acima de si mesmos. A renúncia de direitos incentiva a empatia, o cuidado pelos outros e o sacrifício pessoal para o bem-estar coletivo.

  3. Serviço: O princípio do serviço concentra-se em servir aos outros de maneira prática e significativa. Durante o Niko, os participantes são encorajados a encontrar maneiras de servir suas comunidades, organizações locais ou indivíduos necessitados. Eles aprendem a identificar necessidades genuínas, planejar e executar projetos de serviço. O serviço no contexto do Niko não apenas beneficia os destinatários, mas também transforma os participantes, desenvolvendo empatia, compaixão e uma compreensão mais profunda das questões sociais.

Estratégias:

O NIKO proporciona aprendizado através da prática, enfatizando a importância do fazer em vez de apenas ouvir teorias. Durante o treinamento, o foco principal está no trabalho em equipe e na perseverança. A programação é cuidadosamente elaborada para ajudar os participantes a identificar suas motivações e descobrir seus estilos individuais de liderança. Além disso, eles são desafiados a usar sua iniciativa, criatividade, compaixão, responsabilidade e confiança por meio do serviço aos outros.

Uma das estratégias fundamentais do NIKO é preparar os participantes para missões transculturais e multiculturais. Essas experiências requerem um compromisso profundo em superar as pressões sobre o caráter, desenvolvendo assim a resiliência necessária para enfrentar desafios em contextos diversos. Ao participar do NIKO, os indivíduos são equipados não apenas com habilidades práticas, mas também com uma mentalidade resiliente e um coração compassivo, preparando-os para servir em diversas situações e culturas.

Local e Duração:

O acampamento NIKO tem a duração de 4 dias. Inicialmente, os participantes se concentram na base da Jocum em São Luís, sendo posteriormente direcionados para um local específica onde o programa será realizado. Esse período de 4 dias é intensivo e focado em atividades práticas, promovendo uma imersão completa nos valores fundamentais de liderança, trabalho em equipe, renúncia de direitos e serviço, proporcionando aos participantes uma experiência transformadora e desafiadora.

Quem Pode Participar:

O programa NIKO é aberto para jovens com idade acima de 15 anos que seja cristão, desde que tenha autorização pastoral. Essa autorização é fundamental para garantir que a participação esteja alinhada com os princípios e diretrizes da igreja ou organização à qual o indivíduo está vinculado. Dessa forma, os participantes podem se envolver plenamente nas atividades do acampamento e tirar o máximo proveito da experiência NIKO.

Edições:

Desde 2014, a Jocum São Luís realiza semestralmente acampamentos do NIKO. Geralmente, esses acampamentos ocorrem entre abril e maio no primeiro semestre, e entre outubro e novembro no segundo semestre e quando uma igreja/organização solicita um evento fechado. Durante esse período, múltiplas edições do NIKO já foram realizadas, proporcionando aos participantes experiências transformadoras e desafiadoras, moldando líderes e promovendo crescimento pessoal e espiritual para todos os envolvidos.

Testemunhos

“Eu era apenas uma pré-adolescente e não ter intermediários para nutrir minha intimidade com Ele, associada a ser uma evangelizadora ainda que tão jovem, foi um divisor de águas na minha vida. Hoje, como obreira voluntária de Niko, Deus se revela em rotinas diárias do meu cotidiano, mesmo antes e depois do programa acontecer, evidenciando que sempre há algo novo que preciso assimilar sobre renúncia, servir, liderança, trabalho em equipe, solitude, dependência de Deus e flexibilidade.”
Jéssica Leite
“O Niko me ajudou a descobrir minhas fraquezas e fortalezas e a lidar com dificuldade que eu acreditava ter, ou seja, me ajudou a "Superar Meus Limites"”.
Ricardo Gomes