Seja um voluntário

Comunicação

Um dos valores fundamentais da Jocum é a comunicação com integridade. Comprometemo-nos a informar com veracidade todos os nossos planos, metas, visões, missões e chamados, além de reportar de forma efetiva tudo o que foi realizado. Este ministério dedica-se a manter nossas redes sociais e sites atualizados, cultivando um relacionamento ativo com nossos seguidores, parceiros, obreiros, líderes, comunidades e igrejas, ou seja, com o mundo. Temos a responsabilidade de manter nossa base de apoio atualizada e envolvida com nossa missão, proporcionando maior facilidade de acesso e engajamento com a obra missionária.

Como você pode servir na área de comunicação mesmo estando dentro da sua casa?

Cozinha

No ministério da cozinha, encontramos o coração pulsante da nossa base. Guiados pelos princípios de trabalho e adoração, louvamos a Deus por meio da comida, alimentando não apenas nossa comunidade, mas também, frequentemente, nossos vizinhos. É um serviço inspirado pelo exemplo de Jesus, que sempre compartilhava momentos de profunda intimidade durante as refeições, como na tão memorável ‘última ceia’, um evento marcante para todos nós, cristãos. Jesus, o mestre relacional, nos ensinou que é nos momentos de refeição que podemos verdadeiramente experimentar a comunhão. Ao seguirmos esse exemplo, buscamos criar uma atmosfera de amor, aceitação e unidade, onde todos são bem-vindos à mesa do Senhor.

Precisamos de voluntários, e você pode servir conosco trabalhando apenas 3h por dia.

Manutenção e Limpeza

No Éden, Deus confiou ao homem o jardim, dando-lhe a responsabilidade de cuidar e cultivar a terra (Gênesis 2:15). A palavra hebraica ‘avodah’ é traduzida como ‘trabalho’ e ‘adoração’. Hoje em dia, muitos cometem o erro de separar essas duas ações, como se uma fosse sagrada e a outra secular. No entanto, na vida cristã, não existe essa dicotomia; há apenas uma vida. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus Trino, e em todas as nossas atividades devemos manifestar Sua glória!

Deus nos confiou a responsabilidade pelo progresso de Sua criação. Ele nos deu domínio sobre os animais e nos incumbiu de cuidar e cultivar a terra (Gênesis 1:28 e 2:15). Esses não são apenas deveres, são os princípios do Reino. Quando trabalhamos, estamos adorando nosso Criador, nosso Designer original. Infelizmente, a queda distorceu a expressão da adoração no trabalho, introduzindo as dificuldades laborais e a dureza da terra. Isso acontece quando o homem está no centro, em vez de Deus. Como Paulo escreveu aos Colossenses: ‘Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens’ (Colossenses 3:23). Essa orientação continua relevante nos dias de hoje.

Aqui na nossa base, dedicamos tempo – chamado de manutenção – para cultivar e cuidar da terra que o Senhor nos deu, assim como nossa casa e pertences pessoais ou comunitários. Ensinamos aos alunos que somos mordomos fiéis do que Deus nos confiou. Buscamos adorá-Lo em todos os momentos e em todas as nossas atividades, inclusive em nosso trabalho manual. Convidamos você a adorar conosco, pois em nosso serviço diário, encontramos uma forma de honrar e glorificar o nosso Deus.

Hospitalidade

Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.’ – Hebreus 13:2

Na Jocum, a prática da hospitalidade vai além de um simples valor; é um princípio bíblico fundamental que seguimos. Jesus nos ensinou que o maior no Seu Reino é aquele que serve (Lucas 22:27). Receber visitantes, missionários, estrangeiros e viajantes em nossa casa (base) não é apenas um ato de hospitalidade, mas também uma expressão do nosso amor por eles.

Acreditamos que todos são bem-vindos em nosso lar, e nos esforçamos para proporcionar o maior conforto possível aos nossos hóspedes. Se você está planejando uma visita ou deseja saber mais sobre como ser hospedado em nossa base, por favor, entre em contato conosco. Estamos aqui para recebê-lo de braços abertos e compartilhar o amor de Cristo por meio da hospitalidade.

Finanças

Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu.’ – Provérbios 23:4-5

Deus nos ensina valiosas lições sobre o uso sábio do dinheiro. Como uma comunidade unida, compartilhamos responsabilidades e compromissos, como alimentação, luz, água, internet, aluguel, entre outros. Entendemos que, como uma família em Cristo, não somos devedores uns dos outros, mas colaboradores na jornada da vida. Deus levanta membros em nossa comunidade para administrar nossos recursos com sabedoria e integridade. Aprendemos a valorizar a simplicidade e a importância de compartilhar, honrando nossas obrigações uns com os outros. É através da responsabilidade mútua e da sabedoria divina que continuamos a prosperar como uma comunidade comprometida e unida.

Junte-se a nós como voluntário na área em que você se sentir mais confortável! Estamos buscando pessoas dispostas a dedicar apenas 3 horas por dia para servir conosco. Sua contribuição é valiosa e pode fazer a diferença. Esperamos contar com sua ajuda!